O Que Você Faria Para Mudar O Mundo

texto para o TDB 2008

Não sei.
Eu tentei responder essa pergunta de várias maneiras diferentes, mas não consegui pensar em nada que não soasse clichê. Acho que são todos aqueles anos de respostas prontas. Afinal, não é a primeira vez que me perguntam isso.
Quando eu era pequena, eu queria me casar em Notre Dame. Achava que isso iria mudar o mundo. Depois eu descobri que várias pessoas já tinham feito isso antes de mim e o mundo não tinha mudado.
Daí, veio a fase que eu queria ser médica, para ajudar muitas pessoas. Então a minha irmã se cortou e eu vi, enquanto ia correndo buscar o Merthiolate para a minha mãe passar nela, que eu não tinha aptidão nenhuma para a Medicina, e, para o bem do mundo, era melhor eu tentar outra coisa.
Agora eu já não sei. De certo é porque eu já não tenho mais dez anos e tenho noção do quanto eu posso (ou não posso) alcançar. Além disso, nos anos que separam a pessoa que eu sou hoje da criança que queria casar em Notre Dame, eu me tornei mais pessimista.
Não é que eu acredite que o mundo não tem mais chance de melhorar. Tem.
A fome na África pode acabar, o aquecimento global pode ser resolvido e o Brasil pode sair do subdesenvolvimento.
Mas só quem pode fazer isso isso são as pessoas. E hoje estamos passando por uma época de degradação de valores morais tão grande que fica difícil acreditar nelas.
Então, enquanto eu não descubro o que faria para mudar o mundo, fico aqui. Lendo, separando o meu lixo, fazendo o meu trabalho voluntário uma vez por mês, tentando me vestir bem para não ajudar na poluição visual, escrevendo posts, tentando ser uma pessoa melhor. Se um dia a idéia genial aparecer, eu já estarei pronta. Se ela nunca aparecer, bem, pelo menos eu vou poder dizer que eu colaborei para que as idéias e atitudes de outras pessoas pudessem mudar o mundo.

8 comentários

  1. sobre as trilhas sonoras: I AGREE! só que eu gosto do DD 1 também, do mesmo jeito que do 2. e aah! trilhas de séries também são ótimas (the oc e one tree hill!). e eu acrescentaria a trilha sonora de O Diabo Veste Prada, que eu não sei exatamente por quê, mas eu adorei.
    óun! eu também quero me inscrever no TDB, mas acontece que eu não tive criatividade ainda hahaha. o nobody surgiu só por causa disso, aliás. mas eu gostei do teu texto, porque ele não tá aquela fórmula batida que a maioria é. sério que tu queria casar em Notre Dame?

  2. eu não sei… !! axo q tiraria todo o lixo das ruas !!
    acabaria com os esgotos nos oceanos !!
    i muito mais !!
    temos q melhorar muito o mundo !!

  3. É dificil dizer simplesmente mudar o mundo,pois a mudança tem que ser feita em nossos atos.
    Sem falar que necessita de união, para obter alguma mudança seja ela qual for.
    Digo apenas que me sinto de mãos atadas estaria sento patetica de ficar falando sempre os mesmos textinhos decorados de sempre.
    Para háver realmente essa mudança temos que ser verdadeiros consigo mesmo e já era.
    Pois a degradação do mundo está cada vez pior,a Natureza está nos respondendo de tal forma que muitos fingem não exergar.
    A primeira coisa que não dá pra continuar é cada um ficar esperando se outro vai tomar uma atitude, temos que ser a revolução em pessoa não adianta cruzar os braços e reclamar.
    Através de um simples ato isso ja pode fazer a diferença
    Falta esperança, pois ainda tem solução basta acreditar.

  4. Olá galera passando aqui só para parabenizar quem criou esse site, isso prova que alguém se preocupa e acredita em alguma mudança no mundo….
    beijinhos até maiis =D

  5. Oiiie gentee ninguem alualiza maiis esse sitee quee penaa viuu ele seria um grande insentivo para as pessoas maas fazer o que nee…

  6. Fico todas as noites acordadas até tarde pensando no mundo e na vida que levo, hoje pensei, será que eu poderia ter uma ideia genial pra melhorar o mundo, aí encontrei sua publicação.. É tão complicado, queria poder dar moradia e alimento para todas as pessoas que moram na rua, acho que seria um bom começo !

Deixe um comentário

