Alix Grès, a senhora dos drapeados

Já que faz tempo que eu não falo de moda por aqui, hoje eu vou falar sobre a estilista que foi a responsável pelos drapeados na moda, mas que não é muito conhecida do grande público – de fato, a coitada acabou morrendo sem um vintém num asilo.

Alix Grès é uma parisiense nascida em 1903 que queria ser escultora, só que isso não deu lá muito certo, e ela acabou entrando para o ramo da moda nos anos 30 – a melhor época na História para uma mulher ser estilista e trabalhar em Paris (elas simplesmente bombavam!).

Enquanto resto dos estilistas da época (Chanel, Lavin, Shiaparelli…) criavam roupas totalmente novas e modernas, Alix se voltou para o passado. Inspirando-se na Antiguidade Clássica (Influência de seu passado de escultora? Eu acredito que sim), ela criou vestidos que seguiam e realçavam o corpo da mulher. Para alcançar esse efeito, ela usou e abusou de drapeados e pregueados em tecidos delicados.

Escultura romana do séc II, uma das criações da estilista
e vestido da última coleção da Marchesa.

Grès foi muito popular em sua época, chegando a vestir algumas das mais famosas estrelas de cinema, como Marlene Dietrich e a princesa Grace Kelly. Infelizmente, com a concorrência a casa acabou enfrentando uma grave crise financeira, que iria levar Alix à miséria. Hoje a marca é famosa pelos seus perfumes, especialmente Cabochard e Cabotine.

Por hoje é só.
Vou lá estudar Física, a ruína da minha existência – sério, me dá dor de cabeça só de pensar. Anyway.
Beijones

3 comentários

  1. Admiro muito o trabalho dela e gostaria de aprender técnicas de drapeado, procurei pela internet e não encontrei nenhum site.
    Aguardo retorno.

    Elisabete da Silveira

  2. Tenho 55 anos e estou fazendo o curso de costura e modelagem aqui na cidade de Vila Velha ES.O curso é muito bom.A parte de teoria é excelente no momento estou estudando o conteúdo para apresentar um trabalho sobre a Alix. estou tendo dificuldades de encontrar uma boa biografia da vida dela , mas o pouco que achei tem me surpreendido muito. qto aos drapeados é muito lindo .

Deixe um comentário

