Está SMeyer super-reagindo?

Droga, eu sei que eu não devia estar postando isso aqui porque 1)eu devia estar me preparando pro encerramento da Semana da Pátria no colégio (é, uma coisa idiota que eles inventaram, como se o 3º ano já não estivesse sobrecarregado o suficiente) e 2) eu sinceramente evito postar coisas nerds demais aqui, porque vocês iam ficar sinceramente assustados com o quão nerd eu consigo ser às vezes hahaha

Mas eu li esse artigo na New York Magazine e não consegui me controlar. Às vezes o meu eu-nerd sai da casinha.

(clique no more… para um longo texto e muita nerdice ;D)


Tipos que há quase um ano eu me juntei aos outros 618465184 mil fãs obsessivos/loucos da série Twilight, um fenômeno literário nos EUA que está se espalhando pelo mundo – o primeiro livro foi recém lançado no Brasil, Crepúsculo, e o segundo, Lua Nova, sai em outubro. Pra quem não sabe, a série é basicamente sobre uma menina normal, a Bella, que se apaixona por um vampiro, o Edward, e a série se desenrola apartir desse amor no mínimo complicado (já que o sangue dela é meio apelativo pra ele e tal).

Em agosto foi lançado o último livro da série nos EUA, Breaking Dawn. Esse livro meio que dividiu o fandom: algumas pessoas amaram e outras odiaram. Tipo assim, radicalmente. Eu não vou entrar na história ou na minha opinião pessoal sobre ela porque, tipo, não importa.
O probleminha básico é que as pessoas que odiaram, odiaram mesmo: devolveram seus livros (nos EUA, o cliente pode devolver o produto até não sei quantos dias depois da compra, se não tiver gostado/adaptado-se), encheram as páginas da Internet com críticas negativas, xingaram até a tatara-tatara-tatara-avó da autora, enfim, fizeram o diabo. Até aí tudo bem, quero dizer, todo mundo tem o direito de amar ou odiar um livro e expressar sua opinião sobre ele (embora eu acho que algumas pessoas tenham ido meio longe demais. tipo queimar livros. efeito estufa, oi?). Só que o problema é que a Stephenie Meyer (a autora da série) meio que levou pro pessoal sabe? Tudo bem, é a história dela, é obvio que ela vai fica chateada se as pessoas falarem mal. Só que, como qualquer outro artista famoso, você não pode deixar isso te atingir! Quero dizer, onde é que nós iriamos estar se, sei lá,

Pôster do filme, estrelando Robert Pattison como Edward e Kirsten Stewart como Bella

Pôster do filme, estrelando Robert Pattison como Edward e Kirsten Stewart como Bella

Steven Spilbert ou Jack Nicholson tivessem se importado com as críticas? Alguém tem que dizer para a Sthephenie que os livros dela não são uma nota de cem dólares. Nem todo mundo vai amá-los.
E então, semana passada vazou um pedaço do que seria o novo livro dela, Midnight Sun, que conta a história do primeiro livro da série (Crepúsculo, que é contado pela Bella, assim como os outros ) sob o ponto de vista do Edward. Então Stephenie Meyer publicou um comunicado no site dela dizendo ela ia parar de escrever o tão aguardado livro (fãs da série querem esse livro há anos) por um tempo indefinido, para se dedicar a outros projetos. Tudo bem, eu entendo que ela tem absolutamente todo o direito de estar chateada, mas o que mais me incomoda como fã da série, é a maneira com que ela lidou com isso tudo. Achei infantil. Quero dizer, Midnight Sun é o melhor livro dela até agora. E ela simplesmente não vai mais escrevê-lo. Porque ficou brabinha porque ele vazou e os fãs baixaram. (Não acredita em mim? Leia aqui a tradução do comunicado dela).
Essa história toda é chata, mas tem algumas coisas positivas:

  1. Só livros muito agüardados vazam. Alguém já viu algum “Manual Técnico em Latim para Usuários de Dentaduras” vazar? Não.
  2. Vazamento é publicidade. Os Harry Potter vazaram pelo menos umas três vezes, e isso prejudicou as vendas? Não. (Procure por JK Rowling na Forbes se você não acredita em mim). Provavelmente aumentaram.

É sério, essa coisa me deixou meio puta. Eu realmente gosto dos livros dela, mas é uma pena que ela esteja sendo tão pouco profissional com essa coisa toda. Mas enfim. Life goes on.

Vou voltar pro Hino Nacional agora.
Beijones

[edit] O pessoal fofo do Twilight Brasil fez uma menção a esse post em um dos post deles! Muito obrigada!

6 comentários

  1. Ah mas que vaca!Gente se você se joga na floresta uma hora ou outra você vai virar aperitivo!Perdão pela comparação horrenda.
    Mas enfim,nem Jesus agradou todo mundo e essa tia vai ficar ligando pro que os outros acham?
    Alias agora que ela vai conseguir que todos os fâs que ela ainda tinha se voltem contra ela.Burrice é um dom heim?Pelo amoure.
    Ahh,e adouro seu blog e as suas fics!
    Xoxo

  2. Eu concordo com TUDO o que você disse, desde o inicio estive pensando isso, achei infantil e precipitada a atitude dela.

  3. Oi Mari! =)

    Sabe o que eu acho dessa estória toda? É tudo charme e marketing! Ela está fazendo isso pra chamar ainda mais a atenção. Tem gente que deixa a fama subir a cabeça, fazer o que?
    Mas se não for nada disso que eu estou pensando, fique tranquila que ela vai acabar lançando o livro, vc vai ver! Deixa o pessoal esquecer um pouquinho dela… porque um dia os livros vao cair no esquecimento. Outros muito bons vão aparecer, daí eu quero ver se ela não vai lançar.
    Bjoos

  4. Adorei o que voce disse. Esta mais que apoiado. E ridiculo da parte dela fazer isso. Acho melhor ela repensa os seus atos. E parar de tomar decisoes precipitadas.

  5. Não acredito que a decisão dela foi precipitada…
    Ela não escreveria tudo aquilo sem pensar, estou realmente chateada com o que aconteceu. E também concordo que a atitude dela é infantil pode a fazer perder fãns como eu…
    Quem espalhou o livro na net não está prejudicado, mas todos os fãns dela estão!

Deixe um comentário

