Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia

Esses dias uma amiga minha me emprestou esse livro, super me recomendando a leitura. Eu li e agora recomendo para vocês!

Vale Tudo é a biografia do Tim Maia, escrita pelo jornalista Nelson Motta. As músicas do Tim todo mundo conhece, elas já fazem parte da cultura brasileira (quem nunca se esgoelou cantando “não quero dinheiro, eu só quero amaaaar” no videokê que atire a primeira pedra!), mas pouca gente conhece realmente a história do Tim Maia como pessoa. E ele é uma daquelas figuras carismáticas, que se meteu em mil encrencas e tem várias histórias de vida para contar. Não há um período da vida do Tim que tenha sido parado, o que faz com que a leitura não se arraste – a maneira de escrever do Nelson Motta também ajuda muito nesse sentido, com uma prosa fácil e gostosa de ler.

O grande trunfo do texto é o fato de que Motta, apesar de ser amigo íntimo de Tim, conta tudo mesmo: as coisas boas e as coisas ruins. Daí, não se tem aquela sensação de que o texto serve como uma propaganda para o biografado, sabe? Tipo como se a vida da pessoa tivesse passado por uma edição.

Vale Tudo é especialmente feliz ao conseguir mostrar como era Tim como pessoa sem diminuir sua importância na música e na cultura brasileira, que é enorme e que quem não é da “era Maia”, como eu, muitas vezes não se dá conta.

Leitura super recomendada!

Deixe um comentário

