Trecos, Troços e Coisas

Diz a sinopse do livro:

As coisas nos fazem tanto quanto nós as fazemos. Ainda assim, ao contrário do estudo da linguagem ou dos lugares, não há uma disciplina devotada ao estudo das coisas materiais. Esse livro mostra porque é tempo de reconhecer e confrontar essa negligência e quanto podemos aprender dirigindo nossa atenção para os trecos, troços e coisas. Baseado em mais de trinta anos de pesquisa no Caribe, Índia, Londres e outros lugares, Trecos, Troços e Coisas nada mais é do que um manifesto para o estudo da cultura material e uma nova maneira de ver os objetos que nos cercam e fazem parte da nossa vida social e pessoal.

Eu já tinha lido bem no  início da faculdade The Theory of Shopping, um livro anterior do Daniel Miller, um antropólogo inglês super fodão, antes mesmo de começar a me interessar por esses assuntos mais “sociais” porque o assunto do livro me interessou – ele acompanhou por um tempo donas-de-casa londrinas na hora que elas iam fazer compras, para entender porque elas compravam e tal – e o livro é bem surpreendente! Por exemplo, a gente sempre associa consumo com individualismo, e em Theory of Shopping, Daniel Miller mostra que a maioria dessas donas-de-casa consumiam muito mais preocupadas com o bem-estar de outros (da família, na maioria dos casos) do que com a própria satisfação ou interesse.

Eu gostei mais desse novo livro do Daniel (escrito em 2009, mas só publicado no Brasil agora), porque ele é mais didático e menos técnico. Daí que “Trecos, Troços e Coisas” meio que se tornou minha “leitura cobertorzinho” nas Ciências Sociais – como a criança que se volta para seu cobertorzinho de estimação quando se sente intimidada, tenho certeza que vou voltar para esse livro quando estiver lendo Cuche e não estiver entendo nada – até porque ele não tem cara de livro texto. Daniel Miller é quase uma mãe para o leitor – ele pega conceitos complicados – alguns até mesmo indecifráveis – e os transporta para o mundo das pessoais normais. Por exemplo: até ler esse livro, eu tinha certeza que só ia conseguir entender realmente o que era alienação dentro da Teoria Marxisista quando eu crescesse (ou atingisse uma nova dimensão intelectual mais elevada) mas o Daniel Miller foi lá e fez essa mão para mim.

Mais do que apresentar as teorias complicadas de um modo que até gente muito idiota consegue entender, Daniel Miller meio que resume a maioria dos debates atuais sobre Cultura Material, fazendo assim uma boa apresentação do tema para quem não é da área. Portanto, se você tiver que ler apenas um livro sobre o tema, leia este. Se você tiver tempo/interesse para ler outras coisas, também recomendo que você comece por esse livro, e aí vá seguindo as varias indicações que ele vai dando ao longo texto (aliás, quem diria que a Antropologia poderia ser assim tão interessante?).

Mesmo as pessoas que já tem alguma familiaridade com o tema – é o meu caso, pois trabalhei com cultura material no meu TCC – vão achar esse livro interessante, pois Daniel Miller traz algumas perspectivas novas. Eu achei particularmente interessante a maneira como ele defende que as roupas SÃO as pessoas, e não simplesmente as representam (como a maioria dos autores que eu li até hoje defendem). A maneira como a casa em que vive pode influenciar a vida de alguém também é bem instigante.

Recomendo esse livro a todo mundo que queira entender um pouco mais sobre os relacionamentos humanos (inclusive sobre coisas que todos nós fazemos sem pensar), pois, como Daniel Miller mesmo diz, “a análise da cultura material é uma via indireta para compreender as pessoas e os relacionamentos“.

Leia porque: explica teorias interessantes sobre a natureza humana e a cultura material sem querer fazer você chorar. Além disso, Daniel Miller é um antropólogo fodão e esse livro é uma boa introdução ao pensamento dele.

Evite se: você não curte essa vibe “materialista” (se bem que também não sei, porque esse livro é tanto sobre relações humanas quanto sobre coisas).

ps.: acabei de ver que o prefácio está disponível em pdf para leitura no site da editora, caso vocês queiram fazer um test-drive antes de comprar!

Anúncios

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s