Os 13 Melhores Livros de 2013

Sem maiores delongas, vamos lá…

13 livros de 2013

Ficando Longe do Fato de Já Estar Meio Que Longe de Tudo, do David Foster Wallace

Li esse livro na minha viagem para Nova York, no início do ano, e adorei. Uma amiga minha tinha me recomendado pelo capítulo “Isto é água”, que na verdade foi um discurso que o autor fez no Kenyon College, onde foi paraninfo de uma turma em 2005, e é um dos melhores discursos de todos os tempos; na minha humilde opinião, supera e muito aquele famoso discurso do Steve Jobs. Os outros capítulos também são massa, fazendo você rir e pensar nas mesmas proporções. Menção honrosa para a descrição que o autor faz de uma viagem de cruzeiro que ele fez – apenas hilária!

Bossypants, de Tina Fey

Obviamente, o que me atraiu primeiro para esse livro foi o fato dele ter sido escrito pela Tina Fey. Muita gente recomendou ele para mim, dizendo que era um daqueles livros que moldam a personalidade da gente, mudam o mundo, curam o câncer, etc. Sinceramente? Achei overrated. Mas tem muita coisa que vale a pena – incluindo a parte que a Tina conta da lua de mel dela, que também foi em um cruzeiro. Como o livro do Wallace, também faz a gente rir e pensar na vida nas mesmas proporções.

My Name is Memory, de Ann Brashares

O melhor que eu posso dizer sobre My Name is Memory é que fiquei acordada até as 4 da manhã em Nova York para conseguir terminar de lê-lo. Sim, a história de um cara que lembra de todas as reencarnações que teve na vida, e que luta para encontrar sua alma gêmea entre todas essas reencarnações (dele e dela) é viciante. Também ganha o prêmio de final mais frustrante na vida.

Juliet, Naked, de Nick Hornby

Amo Nick Hornby, e esse é um dos únicos livros dele que ainda não tinha lido. Como em Alta Fidelidade, Hornby faz você amar loucamente o protagonista mais do que fracassado (nesse caso, um músico, Tucker Crowe, que só tem um álbum de sucesso, o Juliet) e torcer por ele até o final.

Retratos Parisienses, de Rubem Braga

Esse foi o primeiro livro que eu li do Rubem Braga e amei. Certamente vou incluir outros livros do autor na minha lista para 2014. Review completa aqui.

Raízes do Brasil, do Sérgio Buarque de Holanda

Essa leitura foi uma cortesia do CESPE, já que é tipo uma leitura obrigatória para o meu concurso. Dificilmente leituras obrigatórias entram nas minhas listas de livros favoritos, já que odeio ter que ser obrigada a ler coisas, mas esse livro é um clássico e deveria ser obrigatório para todo brasileiro. Apesar de focar na formação do povo brasileiro, é um livro incrivelmente atual. Bonus points por ser relativamente fácil de ler (e curtinho!).

Me Before You, de Jojo Moyes

É muito, muito raro eu chorar lendo. Mas esse livro conseguiu. Tecnicamente, é chick-lit, mas eu achei bem diferente dos livros normais dessa classificação; quero dizer, um dos protagonistas é tetraplégico! Mas tu consegue se identificar muito com ele, e o livro é lindo, e engraçado, e te faz chorar loucamente. Recomendo!

livros de 2013 2

Cenas de Nova York & Outras Viagens, de Jack Kerouac

Amo Kerouac, e quando achei esse livro em promo, quase dado, não resisti. Pra quem nunca leu Kerouac, quer começar mas não tem fôlego para On The Road (que eu pessoalmente acho overrated), indico esse livro, que é curtinho mas poderoso. Review completa aqui.

O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick

Eu não ia ler esse livro porque todo mundo estava falando dele e eu tenho abuso dessas coisas que ficam populares demais, mas daí minha amiga super me recomendou, me emprestou o exemplar dela e eu meio que comecei a ler na obrigação. Mas adorei – o hype é totalmente justificado.

As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky

Outro que eu tava com medo de ler por causa de todo o hype. Mas, de novo, com as amigas recomendando, emprestando exemplares e me pegando pela mãozinha, não tive como resistir. É um livro bom, apesar de achar ele meio lento; de qualquer modo, a história é daquele tipo “soco no estômago” e fica com você mesmo depois de você ter terminado.

Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller

Esse ano eu resolvi que ia fazer um esforço para ler mais coisas ~cult~porque preciso de mais cultura geral para escrever redações discutir assuntos importantes. Achei que seria bom começar com um ator que eu já conhecia e gostava, o antropólogo Daniel Miller, e com um assunto que me interessa, cultura material (ou melhor, como as coisas influenciam nossas relações com outros seres humanos). Review completa aqui.

A Certain Slant of Light, de Laura Whitcomb

Outro que foi viciante, não consegui largar até terminar! É a história de Helen, uma fantasma que, pela primeira vez desde que ela morreu, é vista por um humano. E daí começam as tretas. Não gosto muito de ler histórias de fantasmas porque sou cagona e não consigo dormir depois, mas esse é mara! Tem história de amor, tem cenas assustadoras, tem lições de vida, tem tudo que um livro bom deve ter!

Vampire Academy, da Richelle Mead

Para terminar, vou indicar o livro de novembro no The Golden Books Society, clubinho do livro focado em Y As que é maraaa!! Fiquei completamente viciada, li todos os livros da série e da série spin-off (Bloodlines, que apesar do nome de novela, também é mara, e por muito pouco mesmo não entrou nessa lista), e estou contando os dias para o filme estreiar. Sério, gente, não se deixem abater por essa capa horrorosa ou pelo fato de ter vampiros na história. A história da Rose é mara, e eu adoro que o foco desse livro não é o romance, mas a amizade entre Rose e Lissa. E o Dimitri é tudo de bom. E o livro é engraçado. Muito. Longe de ser como Crepúsculo, o livro é mais para Meg Cabot em seus melhores momentos (pensem em A Mediadora).

Deixo vocês com o trailer, porque eu mal posso esperar que fevereiro chegue haha

1 comentário

Deixe um comentário

