Doze livros para 2014

Vi a ideia lá no Bonjour Circus e resolvi copiar, porque não resisto a um meme literário hahaha

melhores-2014-1

1. The Tiger, por John Vaillant

Esse veio na primeira lista de recomendações da newsletter do Ryan Holiday, e me deu vontade de ler porque além do Ryan ter recomendado como um de seus favoritos na vida, é uma história que se passa na Sibéria, e to meio obcecada com a Rússia ultimamente por motivos de: Dimitri (vide último livro recomendado da minha lista de melhores de 2013). Eu sei que o segundo motivo é meio fail, mas I’m 13 for good e se isso me levar a livros mais cabeça, tanto melhor.

2. Só Garotos, por Patti Smith

Patti é musa, e uma das minhas melhores amigas disse que esse é o melhor livro que ela já leu na vida dela. Tá na minha lista há anos, mas em 2014, lerei.

3. Admirável Mundo Novo, por Aldous Huxley

Um clássico da ficção científica. E em 2014 quero ler mais clássicos, ao invés de tantos YA (até parece né). Recomendado por um vendedor muito solícito da Saraiva que disse que se eu curti 1984, do Orwell, vou gostar desse. Veremos.

4. PhiLOLZophy, por Sarah Heuer e Chrissy Stockton

Tô numas de tentar ler mais coisas de filosofia/ciências sociais, porque são temas que me interessam. E  a premissa desse livro – usar a filosofia para pensar sobre “vodca, religião e sexo” – me atraiu um monte. Parece ser uma versão cool de “Nietzche para estressados”, sabe?

5. Os Melhores Contos de Rubem Braga, por Rubem Braga

Simplesmente adorei  Retratos Parisienses, o primeiro livro do autor que eu li, e queria partir para o resto da obra dele. Achei que esse era um bom ponto de partida.

6. Yo no vengo a decir un discurso, por Gabriel García Márquez

Queria ler mais García Márquez, porque é clássico. Daí achei esse original em promoção na FNAC agora no fim do ano e comprei, mas ainda não tive tempo de ler. É uma coleção variada de textos do autor, e o bom de ser em espanhol é que vai me permitir dar uma praticada (ainda que eu provavelmente vá bater cabeça e levar 4x mais tempo que o normal para conseguir lê-lo).

melhores-2014-2

7. O que é o Brasil?, por Roberto da Matta

Mais um caso de “comprei e não li”. Mais um caso de “livros para o concurso” – mas pelo menos esse me foi recomendado pela minha professora de Antropologia da faculdade, e não é tão grande, então espero que não seja tão dolorido de ler.

8. The Future of Us, por Jay Asher e Carolyn Mackler

YA. Porque sim.

9. Tudo se ilumina, por Jonathan Safran Foer

Jonathan Safran Foer é um autor que todo mundo que eu conheço já me recomendou em algum momento. Mas eu me recuso a ler Extremamente Alto & Incrivelmente Perto porque tenho bode de livro famoso, então esse Tudo se ilumina, que aparentemente é um livro “leve e divertido” sobre o Holocausto (!?), me pareceu interessante.

10. Teoria Geral do Esquecimento, por José Eduardo Agualusa

Nunca ouvi falar desse autor, mas a história de uma mulher que passa quase trinta anos trancada no próprio apartamento, separada do mundo por escolha própria, me pareceu interessante. Bonus points por se passar na África.

11. Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo, por Nelson Rodrigues

Só digo uma coisa: Nelson Rodrigues dando conselhos amorosos para leitoras através de cartas. Deve ser bom.

12. Housekeeping vs. the Dirt, por Nick Hornby

Para fechar o ano com chave de ouro e já tirar inspirações para os 12 livros de 2015, esse segundo livro da série iniciada com Frenesi Polissilábico, em que Nick Hornby (um dos meus autores favoritos de todos os tempos), comenta o que ele anda lendo/comprando em pequenas crônicas hilárias.

2 comentários

Deixe um comentário

