Reading Round-Up: Janeiro

Resolvi fazer posts mensais com as minhas leituras, porque facilita muito na hora de escolher os favoritos do ano hahaha Janeiro sempre é um mês movimentado em termos de leitura, porque tem muita coisa que eu começo a ler em Dezembro (Natal, livros novos…) e eu sempre vou pra praia, o que no meu mundo significa mais tempo para leituras! Então vamos lá:

Sem título

1. Fangirl, da Rainbow Rowell – 3/5 – Fangirl conta a história da Cath, que é super fã de Simon Snow (que é tipo um Harry Potter) e tem uma irmã gêmea, com quem ela sempre fez tudo junto. Só que chega a hora delas irem para a faculdade e a irmã dá uma surtada, querendo fazer tudo sozinha e deixando a Cath abandonada. E daí a história segue. Foi a leitura de janeiro para o Golden Books Society, e achei legal, mas tem umas partes meio chatas: pulei todas as partes em que a Cath escreve fanfic de Simon Snow, e tenho que admitir que não tive muita paciência com os mimis da Cath. Mas é um livro bom, diferente das YAs que a gente vê por aí.

2. Europe East & West, do Norman Davies – 2/5 – uma coletânia de textos diversos do Norman Davies sobre o assunto Europa, tanto Leste quanto Oeste. Achei chatinho: Davies é tipo aquele professor pedante que todo mundo teve na faculdade que adora falar sobre si mesmo e se palestrar. Review completa aqui no Goodreads, caso alguém esteja interessado.

3. Diário de Bordo, da Claudia Assaf – 3/5 – Claudia Assaf é um diplomata, e esse livro narra como foi o processo de preparação dela para passar na prova do Rio Branco, a mais difícil do Brasil. Não vejo porque poderia interessar alguém que não esteja se preparando para a mesma prova, apesar de que a história de vida dela é bem interessante.

4. Democracia, organizado por Robert Darnton – 3/5 – É uma coletânea de textos curtinhos de autores franceses e norte-americanos sobre democracia. Achei bem completo: trata de todos os aspectos, desde as concepções de democracia na Antiguidade até a questão atual do wellfare state. É bom para quem tá buscando um panorama do assunto.

5. Para Sempre ou Nunca Mais, do Raymond Chandler – 2/5 – Primeiro livro para o Desafio Literário do Tigre. Fiz review completa aqui.

6. To Kill a Mockingbird, da Harper Lee – 5/5 – Esse livro é amor!! Um clássico, que entrou para a minha lista de favoritos da vida. Amei tudo sobre essa história, que trata da questão do preconceito racial no sul dos EUA sob a perspectiva de uma criança, a Scout. Recomendadíssimo. Depois que eu fui ver que a história é meio autobiográfica, achei mara!

7. Attachments, da Raibow Rowell – 4/5 – Irena falou tudo na review dela. Adorei muito mais do que Fangirl. O livro é mais lento, mas talvez por isso mais fofo. Me lembrou MUITO um dos meus filmes favoritos da Meg Ryan, Mensagem para Você. YA with a twist. Recomendadíssimo também.

 

Deixe um comentário

