It’s Kind of a Funny Story

A capa que eu me refiro é essa, e não a capa que fizeram com o poster do livro.

Mais um livro super fofo que eu tive a sorte de descobrir escolhendo apenas pela capa! It’s kind of a funny story se parece muito com As Vantagens de Ser Invisível – Craig, o narrador, também é tímido/depressivo, apaixonado por uma garota inalcancável, etc. Não quero entregar muito da sinopse para dar a chance de quem não leu também escolher pela capa, mas achei It’s kind of a funny story mais profundo que Vantagens, talvez porque parte da história se passe em um hospital psiquiátrico.

Diz a sinopse:

A humorous account of a New York City teenager’s battle with depression and his time spent in a psychiatric hospital…

Goodreads se superando nas sinopses hahaha Mas hey, 8 mil pessoas votaram nesse livro como Best Teen Books About Real Problems!

Eu queria muito conseguir fazer uma review decente desse livro, porque ele é muito bom, tem lições importantes, mas, principalmente, é leve de ler. O enredo é super bem amarrado e os personagens são todos reais e multifacetados. Aliás, estava procurando mais informações sobre esse livro para escrever aqui, e descobri que o autor se matou no finzinho do ano passado, o que é incrivelmente triste, dado o fato de It’s kind of a funny story tratar de suicídio e como lidar com depressão. Então, imagino que parte do livro seja autobiográfica, porque o autor também lidava com depressão, e talvez seja por isso que esse livro é tão crível e realista. Um dos grandes trunfos desse livro, pelo menos para mim, é que ele consegue pegar um tema pesado como esse e tratar de uma forma leve, divertida e sensível.

Eu não sei se o livro foi lançado no Brasil ainda (alooou editoras, o que vocês estão esperando?) mas já saiu uma adaptação para o cinema, com o Zach Gahsjdiajfhdk (o Alan de Se Beber Não Case) e a Emma Roberts, sob o título babaca de Se Enlouquecer Não Se Apaixone:

 

O filme é bomzinho, mas acho que funciona melhor se você ler o livro primeiro – é mais um daqueles casos de “o livro é melhor” etc, mas vale por motivos de: Alan.

Enfim, recomendo tudo!


It’s kind of a funny story foi lido para o Desafio Literário do Tigre. No mês de Fevereiro, o tema era “Escolhendo pela Capa” e além desse livro eu li também Garoto de Ouro (tô superoverachiver haha). Em Março o tema é “Filme ou Livro?” e eu vou ler Bonequinha de Luxo, do Capote, me aguardem!

3 comentários

  1. Oi! Essa capa também me chamou a atenção e me despertou a vontade de ler o livro mesmo sem saber sobre o que é. Ainda não tinha lido resenhas sobre ele, então é bom saber que o livro parece ser interessante. 🙂

Deixe um comentário

