The Tiger

Aeeee consegui!!! Juro por Deus que achei que esse mês não ia rolar resenha pro Desafio do Tigre, mas enfim, deu tudo certo e aqui estamos!

No mês de maio, o tema era Bichos!, e na hora que eu vi esse tema pensei em The Tiger do John Valliant porque já estava na minha lista de livros para ler em 2014 e o Ryan Holiday (cuja opinião respeito muito porque ele lê MUITA COISA gente, tipo uns 100 livros por ano #what).
The Tiger conta a história de um tigre Amur que come um ser humano, fica meio psycho e começa a aterrorizar as pessoas de uma vilinha da Sibéria. Bem tipo aquele filme do Michael Douglas, A Sombra e a Escuridão, só que na Sibéria.
Diz a resenha:
É Dezembro de 1997, e um tigre comedor de homens está à solta ao redor de uma vila remota no Leste da Rússia. O tigre não está só matando pessoas, está as aniquilando, e um time de homens e seus cachorros precisam caçá-lo a pé na floresta em um frio brutal. Conforme os rastreadores esquadrinham os restos mortais das vítimas, eles descobrem que esses ataques não são aleatórios: o tigre está aparentemente buscando vingança. Machucado, com fome, e extremamente perigoso, o tigre deve ser achado antes que ataque mais uma vez.
Achei que a história daria um suspense incrível, daquele tipo que você não consegue largar até terminar, mas não foi bem isso que aconteceu. Porque o John Valliant tem um jeito inusitado de contar as histórias, uma coisa meio reportagem jornalística, meio documentário. Assim, ele entremeia a história do tigre, do Markov (o coitado que foi comido) e do Yuri Trush (o coitado que tem que achar o tigre) com informações sobre Primorye (a região da Rússia onde a história acontece), sobre os russos, sobre a vida na taiga, sobre animais como o tigre, etc.

Por um lado, isso torna a história bem mais rica – afinal, a Rússia é um país sobre o qual a maioria de nós não sabe porcaria nenhuma. E os tigres Amur são animais super complexos, dotados de um nível de inteligência acima da média. Eu, que sou louca por esse tipo de informação (e frequentemente leio ~livros-texto~ como forma de entretenimento) adorei tudo isso, e fiquei super impressionada com as reflexões que o autor te leva a fazer. Um exemplo: na natureza existe uma espécie única de equilíbrio, que permitiu que por anos os povos indígenas da Rússia (que não, não são os russos) convivessem em perfeita paz com os tigres Amur. O segredo? Respeito mútuo.

the tiger

tigres Amur são fofinhos, né? #sóquenão

Apesar de algumas dessas reflexões serem realmente necessárias, para você poder entender bem a história, por outro lado elas quebram o ritmo da narrativa e meio que… bem, meio que destroem o suspense. E foi por isso que eu demorei tanto para ler esse livro. Ao invés do suspense cheio de ação que eu estava esperando, recebi um livro ríquissimo, tão cheio de informações que não dá para ler tudo em uma sentada só.

All in all, The Tiger é um livro sobre animais, sobre a natureza e sobre nossa relação com seres que estão aqui há mais tempo que a gente, com os quais deveríamos ter um pouco mais de respeito. Com certeza esse livro vai fazer você ver o mundo natural de outra maneira mas, para um melhor aproveitamento, recomendo você ir lendo aos pouquinhos.

ps.: procurando por informações sobre esse livro para complementar esse post, descobri que na verdade, The Tiger não é ficção, mas sim uma história real, e foi baseado no premiado documentário Conflict Tigerde Sasha Snow. Só por esse trecho já fiquei louca pra ver!


desafiodotigre
The Tiger foi meu livro de Maio para o Desafio Literário do Tigre, cujo tema era Bichos!. Para Junho, o tema é Autores Favoritos, e eu já comecei minhas leituras, me aguardem!
Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s