O Chamado do Cuco

Em primeiro lugar, preciso dizer que ler um novo livro de um autor favorito é como encontrar aquele amigo querido que você conhece de toda a vida. No caso do Chamado do Cuco (Robert Gibraltar é na verdade um pseudônimo da JK Rowling, para quem não sabe), foi meio como encontrar aquela amiga que no colégio era super party girl sendo uma dona-de-casa com marido, dois filhos e uma casinha de cerca branca: a mesma pessoa, mas em um momento completamente diferente.

O história começa com a morte da uber-model Lula Laundry, que cai da sacada de seu apartamento em uma noite de inverno, sob condições auspiciosas. A polícia diz que foi suicídio, porque Lula era bipolar e já tinha se envolvido com drogas. Mas o irmão dela não parece muito convencido e, três meses depois do fim da investigação, vai procurar o detetive particular Cormoran Strike.

Strike é um veterano de guerra que perdeu uma perna no Afeganistão e tá numa m. desgraçada – a mulher acabou de expulsá-lo de casa e os negócios não vão bem. Daí, quando o irmão da Lula aparece com essa proposta, ele aceita, porque precisa do dinheiro. E daí a história se desenrola como um bom suspense policial, em que nem tudo é o que parece.

Ao contrário de Morte Súbita, que eu achei chato e enrolado, O Chamado do Cuco não tem um minuto parado. É um excelente suspense policial, e a história te prende como nos bons e velhos tempos de HP. Também como HP, a história tem personagens diferentes e bem construídos – não tem como não gostar do Strike e da Robin, sua assistente e fiel escudeira. Mas as semelhanças param por aí, o que não diminui em nada a história. Kuddos para a JK por ter inserido Londres na história, quase como se a cidade fosse mais um personagem.

tumblr_n70nnyMDvs1tvp4yko1_500

O Chamado do Cuco é um daqueles livros que você não consegue largar até terminar, mas ao mesmo tempo, não quer que termine. Fiquei feliz-de-dar-pulinhos-pela-sala quando vi que já tá saindo continuação – sai lá na terrinha agora em junho, se não me engano. Já dá para ler alguns trechos iniciais (em inglês) aqui. E pelo que eu li, já fiquei super na expectativa!!


 

desafiodotigre

Li O Chamado do Cuco para o Desafio Literário do Tigre. No mês de Junho, o tema era Autores Queridos, e eu quis começar por esse da JK. Vou ver se consigo ler mais um esse mês – Housekeeping vs. the Dirt, do Nick Hornby, que também entrou na minha lista de livros para ler em 2014 (que aliás, tá uma vergonha, só li o The Tiger até agora e já estamos no meio do ano haha)

 

Anúncios

4 comentários

  1. Ainda não li nada da Rowling sem ser Harry Potter, e estava meio nervosa em relação a O Chamado do Cuco, por ser algo bem diferente das coisas que ela já escreveu. Mas a maioria das pessoas que leu gostou bastante, então vou ler também. Gostei muito da sua resenha. (:

  2. Eu fico meio assim de sair de HP para ler outro livro da Rowling também. Adorei a descrição que você fez sobre encontrar a amiga party-girl casada, hahaha. Mas estou até pensando em dar uma chance a esse!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s