Tô indo para a França, Márcio Jardim

Isso que dá escolher um livro pra ler sem nem sequer abrir pra dar uma folheada antes. Escolhi To Indo Pra França para a maratona porque achei que seria um travel-log, um daqueles livros em que algum autor engraçado descreve as maravilhas e os perrengues que passou no exterior (nesse sentido, recomendo o excelente e engraçadíssimo Merde!, de Stephen Clarke). Mas na verdade, é um guia turístico. Fora do comum, é verdade, mas ainda sim um guia. Como estou com viagem marcada mesmo, prossegui na leitura.
MLDEFERIAS.png

E antes de sair do primeiro capitulo, já me deparei com algo que me deu vontade de desistir. Márcio Jardim é machista, galera. Se liga só no trecho abaixo:

Mas sugiro continuar com a depilação! Já imaginou você igual à Monga, a mulher-macaca, explicando para o seu namorado que ficará assim durante um ano para economizar dinheiro para a viagem? Um dos objetivos é não ficar solteira, não é mesmo? Lembre-se: solteiros gastam mais em viagens internacionais.

Tirando isso, até que foi bom seguir na leitura! O texto traz dicas boas pra quem quer ir pra Paris. Uma das passagens que eu achei mais útil foi a que ele lista os principais golpes que tentam aplicar nos turistas perto da Torre Eiffell, e como evitá-los. Informação bem útil e que não se encontra em qualquer lugar.

Agora, se você não tem vontade de conhecer Paris, a leitura não vale a pena. Nesse ponto, o livro é bem objetivo: Márcio Jardim vai contando sua viagem, dia por dia, monumento por monumento. Às vezes, chega a ficar detalhista demais: achei desnecessário descrever sua viagem de avião com tantos detalhes. Mas fora isso, é bem interessante. Marquei o livro com vários post-it’s, com certeza vou revisa-lo na hora de viajar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s