Uma Aventura Parisiense, Guy de Maupassant

Preciso confessar que escolhi mal o livro para esse desafio. Uma aventura parisiense e outros contos de amor é muito bom, tem uma leitura fluída, fácil, mas precisa ter fôlego para lê-lo em uma sentada só.

MLDEFERIAS (2).png

Para quem, como eu, não tinha tido nenhum contato anterior com a obra de Maupassant, esse livro é ótimo para começar! Esse livro é uma excelente introdução não só ao autor, mas também à literatura fantástica, de Flaubert e cia. São vários contos curtos, que retratam a sociedade francesa no final do séc. XIX, com muito bom humor e realismo. Apesar de ser tão antigo, não se trata de uma obra datada – a gente consegue fácil se colocar no lugar da mulher que não aguenta mais o marido (A Confidência), ou no pescador morto de medo ao encalhar no meio do rio em uma noite sombria (Sobre a água).

Alguns temas, como no caso no conto A acha (que eu não vou falar sobre o que é para não estragar a leitura hahaha), permanecem assustadoramente atuais – sérião mesmo, a mesma coisa aconteceu com um amigo meu na faculdade. Aliás, não se deixe enganar pelos momentos super românticos, como o do trecho abaixo. No que se trata de amor, o autor é um cínico, perspectiva com a qual, aliás, eu muito me identifico.

Por que amamos? É estranho enxergar só uma pessoa no mundo, ter um só pensamento na cabeça, um só desejo no coração, e na boca um só nome (…). Não vou contar nossa história. O amor só tem uma, sempre a mesma. Eu a conheci e a amei. É tudo.

Sim, é “literatura clássica”. Mas pode ler sem medo. A prosa flui, e Guy de Maupassant não tem um vocabulário muito empolado, daqueles que a gente precisa ler com o dicionário do lado – o que pode ser mérito da tradução também né, não tenho certeza. Enfim, recomendo!

 

Deixe um comentário

